quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sociologia


Clássicos da Sociologia: DURKHEIM (1958-1917) 29/08/12

Entender a sociedade como um “todo” integrado (que difere da soma de suas partes).
A sociedade produz fatos sociais, fatos que apresentam 3 características:

  • Generalidade: dentro de um grupo a maioria obedece ao padrão
  • Exterioridade: não depende da vontade do individuo;
  • Coercitividade: exerce coerção (adaptação forçada) conformação

Os fatos sociais se manifestam como padrões de comportamento, formas de pensar, agir, crenças, costumes, valores Moraes.
Preocupou-se com os laços sociais que ligam os indivíduos e com a manutenção dos grupos ao longo do tempo. 
Na sociedade, as instituições sociais (como escola, família, governo, etc) são responsáveis pela socialização do individuo (transmissão dos padrões sociais). 
Nas sociedades complexas (como a sociedade industrial moderna) a integração dos indivíduos é influenciada pela diferenciação social. (solidariedade orgânica)

Anotações:
Sociedade que gera conflitos entre eles
Mais que a religião, precisava de mais conhecimentos uma explicação melhor.
Fato social: objeto de estudo da sociologia, sinônimo de sociologia, ter objetividade.
A sociedade em conjunto, junção de partes diferenciadas, cada um faz a sua parte, (funções diferentes).
Sociedade está acima das pessoas, enxergar que somos obrigados a seguir a sociedade, costumes.
Fato psicológico:
Fato biológico: 
Manter os indivíduos unidos
Importância da ordem, a harmonia social.
Sociedades complexas: divisão complexa do trabalho, diferenciação de papeis sociais. 
Interdependência de funções 
A sociedade em 1º lugar – padrões de referencia.


Processos Organizacionais


Estratégia Organizacional 27/08/2012

Desenvolvimento Organizacional
Todas as organizações, passam por um processo de Desenvolvimento Organizacional, o qual pode ser descrito em 3 fases:
CRIAÇÃO
CRESCIMENTO
AMADURECIMENTO OU PLENITUDE

Anotações:
Conhecimento: pode ser aplicado de várias maneiras
Localização
Pesquisas de mercado
Capital necessário
Capacidade de oferta
Fluxos: entrada – processamento – saída. 
Criação: criar estratégias de vida, caminhos a percorrer, um tipo especifico de estratégia.
Crescimento: estratégia especifica para o crescimento, a partir do  momento que ela entra no mercado, demonstra o serviço.
Desenvolvimento: aceitabilidade no mercado.
Verificar os fluxos, as estratégias que são ser utilizadas, para manter sempre o crescimento.
Exercícios Material de Apoio:
1. De quais evidencias você precisaria para definir se a fabrica nova foi um sucesso?
2. Que hipóteses e praticas de DO foram usadas no projeto e operações da fábrica?
3. Que fatores poderiam causar o sucesso da fabrica? E o fracasso?
4. Alguns destes problemas poderiam ter sido previstos com base no que você sabe sobre o esquema de sistemas? Explique.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ADMGERAL-Notícias


Desaceleração da economia aumenta em 188% pedidos de "concordata" em julho
Do UOL, em São Paulo


Refletindo a desaceleração econômica no Brasil, mais empresas têm recorrido à recuperação judicial (a antiga concordata) para salvar operações e negociar com credores.

A Boa Vista/SCPC apontou alta de 187,5% nos pedidos de recuperação judicial em julho, na comparação anual, e de 154,3% no acumulado do ano. E a Serasa Experian revelou que em janeiro e maio foram os meses que registraram os maiores números de pedidos de recuperação judicial desde a criação do dispositivo, em 2005, com 86 e 82 solicitações, respectivamente.

Bancos estão emprestando menos
Segundo especialistas, a maior demanda por esse recurso reflete a combinação de menor acesso a crédito --com os bancos mais conservadores devido à crescente inadimplência-- e a desaceleração da economia.

"Ficou mais difícil conseguir, principalmente capital de giro, para suprir problemas de caixa", disse o economista da Boa Vista Flávio Calife.    

Em julho, o Banco Central apontou desaceleração do crédito por cautela de bancos, após os índices de inadimplência terem atingido os maiores níveis em cerca de 3 anos. Bradesco e Itaú Unibanco já reduziram as projeções de expansão de suas carteiras em 2012.

Segundo Juliana Bumachar, sócia do escritório Bumachar Advogados, especialista em Direito Empresarial, o movimento é semelhante ao do pós-quebra do banco Lehman Brothers, em 2008. Em setembro daquele ano, foram feitos 23 pedidos. Em março de 2009, mês com mais requisições de recuperação judicial depois do recrudescimento da crise, foram verificados em 76 pedidos.

Para a diretora da Área de Restructuring e Administração Judicial da KPMG, Osana Mendonça, a crise se agravou em muitos casos por problemas de gestão, especialmente em empresas de perfil familiar. Segundo ela, em pelo menos 70 por cento dos casos há problemas de gestão.

"Esses problemas emergem quando a maré baixa", disse Osana.

Setores passam por dificuldades
Os especialistas avaliam que o número de empresas pode aumentar, já que existem setores em dificuldades, como o têxtil, que sofre forte pressão de importados, principalmente da China.

Além disso, verifica-se aumento de empresas que são credoras ou fornecedoras de companhias que recorreram ao dispositivo há alguns anos, como frigoríficos e usinas de cana de açúcar.

"Empresas de setores que a gente não via antes num volume tão grande pedindo recuperação judicial, como transportes, fornecedoras de autopeças, de frigoríficos e usinas de cana de açúcar, alguns dos grandes ramos que quebraram, hoje estão sofrendo as consequências", disse Osana, da KPMG.

Osana destacou que uma das preocupações atuais do mercado é com empresas que pediram recuperação recentemente, pois há dúvida sobre a capacidade delas de honrarem dívidas até o fim do prazo de carência  estabelecido nos planos, de dois a três anos.

Casos notórios
A recuperação judicial ganhou vulto com a Varig, que já foi a maior companhia aérea do país. Após muita negociação, a empresa acabou fatiada. A marca foi comprada pela Gol em 2007, enquanto a Varig "ruim", com as dívidas, tornou-se a Flex e teve a falência decretada em agosto de 2010. A VarigLog, que também entrou em recuperação judicial, suspendeu as operações em fevereiro.

Outros ativos, como centro de manutenção e prédios, foram vendidos para liquidação de dívidas.

Hoje, entre outras empresas, o caso mais destacado é o da distribuidora paraense de energia Celpa, do Grupo Rede Energia, cuja votação do plano de recuperação por credores já foi adiado pelo menos três vezes.

(Com informações da Reuters)
fonte: Uol.com.br


Processos Organizacionais

Desenvolvimento Organizacional 27/08/2012


Esse vídeo nos mostra da um reforço sobre a aula de Processos Organizacionais.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Material de Apoio

Processos Organizacionais - Material de Apoio

ADMGERAL-Notícias


Quase metade das empresas não passa do 3º ano de vida, diz IBGE
Das 464,7 mil empresas abertas em 2007, 48,2% fecharam até 2010. 
De cada cinco empresas em atividade em 2010, uma era nova.


Taxa de sobrevivência das empresas abertas em 2007 (em %)
Número de assalariados200820092010
070,654,845,3
1 a 991,879,970,3
10 ou mais95,788,180,2
Total76,161,351,8


Do total de 464,7 mil empresas abertas em 2007, 224 mil já haviam fechado as portas até 2010 – o equivalente a 48,2% –, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgado nesta segunda-feira (27). Segundo a pesquisa, 23,9% das empresas fecharam ainda no primeiro ano de vida. Até 2009, apenas 61,3% das empresas abertas em 2007 sobreviveram.
De 2007 a 2010, as atividades que apresentaram as mais altas taxas de sobrevivência foram saúde humana e serviços sociais (61,4%), eletricidade e gás (60,8%) e água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação (57,4%). Já as menores taxas de sobrevivência foram apresentadas por artes, cultura, esporte e recreação (45,6%), outras atividades de serviços (46,5%) e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (47,4%).
Porte
O levantamento do IBGE mostra que a taxa de sobrevivência está relacionada ao porte das empresas. Entre as companhias abertas em 2007 sem pessoal assalariado, apenas 45,3% permaneciam abertas em 2010. Já entre as que tinham entre 1 e 9 trabalhadores assalariados, a taxa de sobrevivência em 3 anos foi de 70,3%. Entre as de grande porte, o percentual alcançou 80,2%.
“Portanto, as empresas maiores, com maior capital imobilizado, tendem a permanecer mais tempo no mercado, pois os custos de saída costumam ser elevados, dentre outros fatores”, avalia o IBGE.
Empresas novas
De cada cinco empresas em atividade em 2010, uma era nova, segundo o IBGE. Naquele ano, 999.123 entraram no mercado no país, número 5,5% superior ao registrado no ano anterior.
Essas novas empresas geraram, no total, 2.294.015 novos postos de trabalho, sendo 1.023.753 assalariados, e foram responsáveis por 6,2% de acréscimo no pessoal ocupado total.
Já as empresas que saíram do mercado levaram junto 1.318.293 postos, sendo 363.848 assalariados.
“O saldo, considerando as empresas entrantes, sobreviventes e saídas, permanece positivo: de 2009 para 2010, houve um acréscimo de 8,2% no pessoal ocupado total (2.830.242) e de 9,1% no pessoal ocupado assalariado (2.582.415)”, aponta o IBGE.
Cenário em 2010
De acordo com o Cadastro Central de Empresas (Cempre), havia no Brasil, em 2010, 4,5 milhões de empresas ativas, que ocupavam 37,2 milhões de pessoas. Dessas, 30,8 milhões (82,9%), eram assalariadas e 6,4 milhões (17,1%) eram sócios ou proprietários.
Os salários e outras remunerações pagos no ano pelas entidades empresariais totalizaram R$ 566,1 bilhões, com um salário médio mensal de R$ 1.357,99, equivalente a 2,9 salários mínimos médios mensais. A idade média dessas empresas era de 9,7 anos.


sábado, 25 de agosto de 2012

MÉTODOS QUANTITATIVOS

Métodos Quantitativos 24-Agosto-12




Pessoal só clicar para ampliar...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MARKETING


Composto de marketing
Na aula de ontem podemos identificar e concluir sobre cada composto do MIX de Marketing, em se tratando dos 4P's, e observamos a importância de cada um, para conquistar o cliente.
Percebemos a importância como visão da empresa.

Relacionados aos 4C's, destacamos a ligação com a visão do cliente:
PRODUTO-----------------------------------CLIENTE
PREÇO--------------------------------------CUSTO
PRAÇA--------------------------------------CONVENIÊNCIA
PROMOÇÃO---------------------------------COMUNICAÇÃO

Abaixo um texto de referência sobre o assunto extraído do  site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_mix 

                                                              
O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro P's". Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção.
O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.
Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.
Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;
Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.
Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.
Os quatro fatores do mix de marketing estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ações em outra. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva. Por exemplo, a campanha promocional provavelmente será construída em torno de um tema de “preços baixos, baixos”. Em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na frente. Por exemplo, o produto deve ter características que justifiquem um preço mais alto, e a promoção deve criar uma imagem de alta qualidade para o produto.
Alguns profissionais de marketing, como as organizações de negócios, querem usar o marketing para influenciar a escolha da marca e a compra, enquanto outros, como as organizações de saúde e o governo, utilizam a "demarquetização" para convencer as pessoas a parar de fumar ou a praticar sexo seguro. Nesses casos, os consumidores são receptáculos de tentativas de influencia. Essa perspectiva de influência do consumidor é a preocupação de muitos, incluindo aqueles ligados ao marketing, à educação e à proteção do consumidor.
O comportamento do consumidor inclui ainda o estudo dos consumidores como fontes de influência nas organizações. Em vez de influenciar os consumidores, as organizações eficazes têm adotado uma proposta de marketing total em relação ao desenvolvimento de produtos, inovação, pesquisa e comunicação. Por procurar os métodos que permitem aos consumidores influenciar a organização em relação a produtos, preços, promoções e operações que interessam aos consumidores, as organizações mais facilmente vão satisfazê-los, criando fidelidade à marca e aumentando o faturamento. As empresas do século XXI orientadas para o marketing vão focar mais em permitir que os consumidores as influenciem do que em como elas podem influenciar os consumidores.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SOCIOLOGIA

Contexto Histórico de Surgimento da Sociedade Capitalista. (Continuação) 22/08/2012

O período de transformações provocadas pela Revolução Industrial levou as mudanças:
Tecnológicas: novo modo de produção com o uso de máquinas.
Econômicas: concentração de capitais e constituição de grandes empresas.
Sociais: intensificação do êxodo rural, processo de urbanização, desintegração de instituições e costumes da sociedade tradicional, introdução de novas formas de organização da vida social; emergência da classe trabalhadora.
Essas mudanças provocaram a principio, um quadro de desordem social. Nas fábricas, havia a exploração do trabalho. Nas cidades, surgiram problemas como: miséria, moradia precária, epidemias, violência, etc.
No século XIX, houve a continuação de uma ciência que explicasse essa nova sociedade, a sociologia.

Explicação:
Mudanças que se combinam – mudanças profundas que transformou a sociedade.
A maquina potencializa a força humana, permitindo aumento de produção (em longa escala)
A máquina se torna o centro
Economia para o mercado (capitalismo)
Concentração de capitais e grandes empresas. (organização formal).
Sociais: a saída do campo, novas oportunidades de trabalho nas cidades. Mais concentração de pessoas.
A cidade passa a ser mais importante que o campo
Novas formas de trabalho surgem, conhecimento e qualificação passam a ser mais exigidos.
Cria-se uma nova identidade social
Capitalismo: quebra de laços, coletivo.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CONTABILIDADE



Contabilidade 21/08/2012

Situação Econômica         Situação Financeira
DRE(Demonstração do Resultado do Ex) Balanço Patrimonial

Regime de competência          Regime de caixa
Lucro ou Prejuízo          Capital de Giro

Exemplo de situação financeira:
Uma pessoa ganha um salario de R$3.000,00, mas gasta apenas R$2.000,00. Neste processo de entrada e saída, ela poupa R$1.000,00. Porém ela tem uma dívida a pagar no valor de R$5.000,00. A situação econômica dela está boa, mas a financeira está ruim. Se ela continuar poupando essa quantia de R$1.000,00 em menos de 1 semestre pagará esta dívida.
Exemplo de Situação Econômica:
Uma pessoa ganha um salário de R$2.000,00, mas gasta R$3.000,00, no entanto essa pessoa recebeu uma causa na justiça a quantia de R$100.000,00 reais. Perceba que a situação econômica desta pessoa é ruim, pois ela gasta mais do que ganha. Já a situação financeira está boa, com a quantia de R$100.000,00 em sua conta bancária.
Objetivos da contabilidade:

  • Entidades com fins econômicos = lucro
  • Entidades com fins socioeconômicos = retorno
  • Entidades com fins sociais = retorno

Tributos – Federação/União
I.I= Imposto sobre Importação
I.O.F: Imposto sobre Operações Financeiras
I.P. I: Imposto sobre produtos industrializados.
I.R.P.J: Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica
I.R.P.F: Imposto de Renta sobre Pessoa física.
COFINS: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
FGTS: Fundo de garantia por tempo de serviço.
INSS: Instituto Nacional do Seguro Social.
Estado
ICMS: Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.
IPVA: Imposto sobre a propriedade de veículos automotores.
Município
IPTU: Imposto predial territorial urbano
ISS: Imposto sobre serviços


Aspecto Qualitativo e Aspecto Quantitativo
ATIVO CIRCULANTE                                PASSIVO CIRCILANTE
CAIXA           100,00                                   Salários a pagar
Nome da conta
Valor da conta



Livro Diário
Nome da empresa:
CNPJ:

DATA
CONTA DÉBITO
(entrada)
CONTA CRÉDITO
(saída)
HISTÓRICO
VALOR
06/07/12
CAIXA
Capital Social
Ref. A integralização do capital
R$200.000,00
07/07/12
MAQUINAS
Banco
Ref. A aquisição de 1 maquina para produção
R$100.000,00

Livro Razão (conta banco)

Nome da Empresa:
CNPJ:
DATA
HISTORICO
DÉBITO
(entrada)
CRÉDITO
(saída)
SALDO
06/07/12
Ref. A  integralização do capital
R$200.000,00
-
R$200.000,00
07/07/12
Ref a aquisição de máquinas para produção
-
R$100.000,00
R$100.000,00
08/07/12
Ref a aquisição de um veículo para produção
-
R$50.000,00
R$50.000,00

Livro Diário: é um livro de registro onde se realiza o lançamento das operações contábeis de débito e crédito realizadas pelas empresas a cada dia, obedecendo a uma ordem cronológica. Ele é um dos livros obrigatórios da empresa.
Livro Razão: é um livro de registros onde se realiza o lançamento das operações contábeis de debito e credito realizadas pela empresa, agrupando esses lançamentos de acordo com as suas respectivas contas, obedecendo a uma ordem cronológica. O livro razão é um dos livros contábeis obrigatórios de uma empresa.
ATO ADMINISTRATIVO: Não interfere
FATO ADMINISTRATIVO: Interfere no patrimônio, compra, venda, pagamento e recebimento.

Consolidação de Balanço
Ela é obrigatória apenas em companhias abertas que tiveram mais de 30% do seu patrimônio líquido representado por investimentos em controlados.
Fatores de Produção
  • Recursos naturais
  • Trabalho
  • Capital
Aspecto Econômico
Aspecto Administrativo:
  • Empresa Pública
  • Empresa Mista
  • Empresa Privada
O que é PPPS?
Parceiros Públicos Privado são associações entre os setores públicos e privados. O governo público pago pelo serviço prestado.
Aspecto Jurídico
Empresa Individual (MEI): Segundo fonte Sebrae, empresa individual tem um faturamento anual de até R$36.000,00 podendo ter até 1 funcionário. Este tipo de empresa pode optar pelo Simples Nacional.
ME: Micro Empresa tem um faturamento anual de até R$360.000,00 este tipo de empresa também pode optar pelo Simples Nacional.
EPP: Empresa de Pequeno Porte pode ter um faturamento de R$360.000,00 até R$3.600.000,00(anual). Também pode optar pelo Simples Nacional.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Processos Organizacionais


Organização, Sistemas e Métodos - 20/08/2012

Análise das oportunidades envolve:
Planejamento = estabelecer metas
Levantamento de dados = pesquisa de mercado
Análise e seleção = comparar dados fornecidos, pegar os melhores que são viáveis
Reavaliação = comparar

Razões de sua aplicação
Melhorar a eficiência/eficácia = no mínimo manter a situação existente
Agregar valor = em tudo que se faz

Origem dos Processos Organizacionais
Administração cientifica = Taylor, Ford
Administração Clássica = Fayol

O que é um processo organizacional?
- conjunto de tarefas, etapas que ao serem executadas chega-se ao objetivo final. Junção de todos os recursos.
Variáveis controláveis-
Variáveis Incontroláveis – não se tem controle (imprevistos)
Planejamento: estabelecer metas
O papel da empresa é atender as necessidades do cliente.
Precisamos entender e saber como isso funciona.
Estratégia de Atuação
O estudo organizacional precisa se desenvolver pautado por uma estratégia que o auxilie no diagnostico e tratamento dos principais problemas da empresa.
É preciso pessoas, conhecimento, inovação, a própria empresa, conhecer o mercado.
O que possui uma boa estratégia?
a. Definição do objetivo
b. Pesquisa
c. Planejamento
d. Execução
e. Identificação dos principais problemas e necessidades
f. Escolha de alternativas
g. Mudança e acompanhamento
h. Reavaliação
É preciso conscientizar as pessoas?
É necessário tornar os indivíduos parte da mudança.
Estratégia vai muito além dos objetivos.
Objetivo: maior nas decisões, que nem sempre agrada a todos, mais sim a empresa.

Exercícios:
1. Desenvolver processo produtivo de uma blusa de lã.
2. Desenhar o fluxo de trabalho exercido  por vc.
3. Nas ultimas duas décadas, vários avanços tecnológicos reinventaram os processos industriais. Cite alguns deles.
4. Ao aplicar uma reformulação em um processo produtivo qualquer a administração parte de uma folha de papel em branco. Explique a razão.
5. Descreva como a tecnologia pode melhorar o serviço de atendimento ao consumidor de uma organização qualquer.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Métodos Quantitativos

Matéria de Métodos Quantitativos 17/08/2012

Pessoal, segue o conteúdo da aula de sexta 17/08/2012.
Fazer os exercícios da apostila, página 15.




sexta-feira, 17 de agosto de 2012

MARKETING

DEFINIÇÕES BÁSICAS 16/08/12

Continuação Marketing 17/08/2012
1. Bens
2. Serviços
3. Experiências
4. Eventos
5. Pessoas
6. Lugares
7. Empresas
8. Informações
9. Ideias
Definições básicas

1. Necessidades: São exigências básicas como comida, oxigênio, água, roupas e abrigo.
2. Desejos: São fatores psicológicos, que nos impulsionam a consumir determinados produtos e serviços para satisfazê-lo.
3. Demandas: São desejos por produtos específicos apoiados pela possibilidade de pagar por eles.
Valor: benefícios / c
ustos



V= Benefícios funcionais + emocionais
Custos monetários + tempo + energia + psicológico
4. Troca: É o processo de obter de alguém um BEM ou SERVIÇO, oferecendo algo em troca.
1960 - Criado o mix de marketing.

Mix de Marketing

Produto             Preço                 Praça Promoção
1.Qualidade     Preço  de tabela         canais de mkt Propaganda
2.Design             Descontos                 Cobertura Publicidade
3.Marca(branding)  Concessões         variedades promoção de vendas
4.Embalagem     Prazo de Pgto         PDV (locais) vendas
5.Tamanhos     condições de financ   Estoque         RP=Relações públicas
6.Serviços                         armazenagem marketing direto
7.Garantias e dev                 Transporte

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Material de Métodos Quantitativos


Material de Apoio de Métodos Quantitativos

http://sharex.xpg.com.br/files/4971691340/Apostila_Metodos_Quantitativos.docx.html


http://www.4shared.com/file/9wQ5M2jq/Apostila_Metodos_Quantitativos.html

* copie um dos links e cole na barra de endereços para baixar.

Material de Sociologia

Material de Sociologia para a próxima aula:


http://www.4shared.com/office/2hUroTb6/Sociologia_material.html

http://sharex.xpg.com.br/files/9417432642/Sociologia_material.pdf.html

*copie o link acima e cole na barra de endereço para baixar.

SOCIOLOGIA


Contexto Histórico de surgimento da sociedade capitalista 15/08/12

A sociologia é uma manifestação do pensamento moderno. Sua formação está relacionada a circunstâncias especificas:
Desenvolvimento do pensamento racional e científico;
Consolidação de uma nova ordem;
Importância da questão social;
Essas circunstâncias ocorrem durante o processo histórico da desagradação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista.
Explicação:
Aconteceram durante vários anos, onde vai desfazendo a sociedade feudal e formada a sociedade atual.
Sociedade feudal: base de economia a terra(campo)
Senhores feudais (propriedade de terra)
Camponês ou servo
A igreja
Processo de desagradação: renascimento do comércio e das cidades.
Método científico moderno: observação, experimentação e teorias e conceitos e a prova epirica.
Razão: mais estável que a emoção (Iluminismo)
Revolução Francesa: liberdade, igualdade, fraternidade.
Era contra privilégios
Estado: Direitos, soberania popular, constituição/leis 88 (cidadania)
Revolução Industrial: período de invenções e inovações relacionadas entre si que permitiram o desenvolvimento de economia industrial.
Produção em longa escala
Aceleração da produção
Divisão de trabalho / fragmentação do processo de trabalho / divisão de trabalho mental e trabalho manual (execução)

Disciplina
Supervisão
Regras (jornadas, punições)

Classes sociais
Capitalistas: patrimônio, meios de produção.
Proletariado (operário): mão de obra vende força de trabalho em troca de salário.
Existe relação contratual, durante período de trabalho.
O governo provém de escolas, hospitais, etc.

Contexto explicativo da matéria.

I.E.T


Revisão Linguística 15/08/12
O emprego de alguns pronomes - a colocação pronominal
Átonos: tom fraco apoia-se no verbo.
Tônica: mais forte 
Para cada colocação existe uma situação.
Pronomes pessoais oblíquos átonos: me, te, se, o(os), a(s), lhe(s), no, vos.
1. Próclise: antes do verbo -  Ex: Não lhe darei o dinheiro agora!
2. Mesóclise: no meio do verbo -  Ex: Dar-lhe-ia o dinheiro, caso...
3. Ênclise: depois do verbo - Ex: Conte-me a verdade agora!
Texto formal: Te enviamos os documentos
Lhe comunico-(lhe) que haverá...
Nuca se inicia uma frase com átonos
Gerúndio forma “ndo”
Mesóclise: usada com verbos no futuro do presente: enviarei
 e do pretérito: enviaria
Ênclise: depois do verbo formal
Não pode ser usado com verbo no futuro do presente e do pretérito e no particípio.
(Tinha) vendido

Verbos que sofrem transformações terminadas em (r, s, z)
Obs. Terminados em ir, não acentua.
Verbos terminados em som nasal (m, ão, õe, õem).
Funções dos pronomes: o, a, os, as, lhe, lhes
Vejo a menina todos os dias = Vejo-a todos os dias.
Vou oferecer a minha apostila para aquela menina.  
Vou oferecer-lhe minha apostila. Para quem?
               A quem?
               De quem?

Material da apostila paginas 24, 25.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Evento CRA


Contabilidade



Continuação Aula anterior...
Aspecto Jurídico: 
Empresa individual: é aquela cujo capital pertence a uma só pessoa. Esse único dono será o responsável por todos os resultados da empresa. Poderá apodera-se de todos os lucros conseguidos, mas por outro lado, dará seu nome em tosos os seus bens, como garantia dos resultados adversos que possam via a ocorrer.
Empresa societária: é a empresa cujo capital foi constituído por duas ou mais pessoas. Essa sociedade, constituída por sócios ou cotistas, tem como principal objetivo a obtenção de lucros em suas atividades de intermediação de bens e serviços no mercado. As empresas podem ser limitadas (cotas) e anônimas (acionistas).
Explicação:
A evolução da contabilidade 
Contabilidade no mundo antigo
O homem contabiliza por meio da mente;
Por desenhos e gravações;
Registros em peças de argila;
Os egípcios foram os primeiros povos a utilizar a moeda cunhada;
Contabilidade no mundo medieval
Frei Lucas Paciolo (Italiano)
Partidas dobradas (entradas e saídas)

Balanço Patrimonial DRE-Demonstração de Resultado do exercício

Contabilidade no muno cientifico
Oficializado a profissão em 1946;
Em 1905 os diplomas da academia de comercio do Rio de Janeiro e da Escola Prática do Comércio de São Paulo eram reconhecidos como oficiais;
Em 1924, realiza no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade que foi enfático ao recomendar a aprovação de uma lei regulamentar o exercício da profissão;
Eurico Gaspar Dutra (militar/presidente) através do Decreto Lei nº 9.295/46 reconhecia a contabilidade como uma das profissões mais antigas do Brasil;
Atuarial: Profissional especializado a trabalhar na área de seguros, este profissional estuda: finanças, matemática, negócios, análise quantitativa, legislação, ciências exatas.
Controllers: Tem por objetivo reduzir custos e maximizar os lucros usando as práticas contábeis aliados as formas de gerenciamento administrativo.
Auditores: Podem  ser internos ou externos (independente).

FINALIDADE: Informações sobre o Patrimônio, de ordem Econômica e Financeira.

Balanço Patrimonial
Ativo Passivo
Circulante         Circulante
Ativo ñ circulante Passivo ñ circulante
        PL
Regime de caixa
Financeiro pra ver se a empresa tem capital de giro.

D.R.E – Demonstração de Resultado do Exercício “Economico)
Receita
(-) custos
(-) Despesas
Lucro ou Prejuízo
Situação Econômica:
É o quanto você recebe x o quanto você gasta (entrada x saída)
Situação Financeira: 
É o quanto você tem de dinheiro, ou dívida neste momento.