terça-feira, 21 de agosto de 2012

Processos Organizacionais


Organização, Sistemas e Métodos - 20/08/2012

Análise das oportunidades envolve:
Planejamento = estabelecer metas
Levantamento de dados = pesquisa de mercado
Análise e seleção = comparar dados fornecidos, pegar os melhores que são viáveis
Reavaliação = comparar

Razões de sua aplicação
Melhorar a eficiência/eficácia = no mínimo manter a situação existente
Agregar valor = em tudo que se faz

Origem dos Processos Organizacionais
Administração cientifica = Taylor, Ford
Administração Clássica = Fayol

O que é um processo organizacional?
- conjunto de tarefas, etapas que ao serem executadas chega-se ao objetivo final. Junção de todos os recursos.
Variáveis controláveis-
Variáveis Incontroláveis – não se tem controle (imprevistos)
Planejamento: estabelecer metas
O papel da empresa é atender as necessidades do cliente.
Precisamos entender e saber como isso funciona.
Estratégia de Atuação
O estudo organizacional precisa se desenvolver pautado por uma estratégia que o auxilie no diagnostico e tratamento dos principais problemas da empresa.
É preciso pessoas, conhecimento, inovação, a própria empresa, conhecer o mercado.
O que possui uma boa estratégia?
a. Definição do objetivo
b. Pesquisa
c. Planejamento
d. Execução
e. Identificação dos principais problemas e necessidades
f. Escolha de alternativas
g. Mudança e acompanhamento
h. Reavaliação
É preciso conscientizar as pessoas?
É necessário tornar os indivíduos parte da mudança.
Estratégia vai muito além dos objetivos.
Objetivo: maior nas decisões, que nem sempre agrada a todos, mais sim a empresa.

Exercícios:
1. Desenvolver processo produtivo de uma blusa de lã.
2. Desenhar o fluxo de trabalho exercido  por vc.
3. Nas ultimas duas décadas, vários avanços tecnológicos reinventaram os processos industriais. Cite alguns deles.
4. Ao aplicar uma reformulação em um processo produtivo qualquer a administração parte de uma folha de papel em branco. Explique a razão.
5. Descreva como a tecnologia pode melhorar o serviço de atendimento ao consumidor de uma organização qualquer.

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