07/11/2012 Comunicação Empresarial
É definido por conjuntos de métodos, técnicas, recursos e meios usados pelas empresas para efetuar comunicação com o público externo.
Público interno: funcionários (objetivo: executar tarefas e manter o funcionamento da empresa.)
Público externo: consumidores, imprensa, em geral (objetivo: fortalecimento da imagem da empresa).
• Comunicação institucional: A comunicação é vista como ferramenta estratégica de gestão.
• Comunicação mercadológica: Expandir vendas de produtos e serviços (utiliza técnicas de marketing).
Utiliza novas tecnologias de comunicação (combinados com as técnicas tradicionais).
O administrador deve prestar atenção ao canal adequado para interagir com os diferentes públicos. Também deve considerar a heterogeneidade dos públicos internos e externos.
Papel das empresas na sociedade contemporânea.
As empresas mantêm relações com consumidores, comunidades, governos, outras empresas.
Anotações:
Emissor = Receptor
Complementação: entendimento da mensagem
Fazer adequação de linguagem, formas de comunicação
Coisas físicas atrapalham a comunicação
Permitir a eficácia: melhor administração
Mudanças constantes, decisões, tarefas diárias.
Consegue criar interação se passar informação correta. Melhor comunicação
Ferramenta de eficácia
Publico externo- bem vaidoso (consumidores, imprensa)
Na sociedade atual utiliza-se mais a institucional (vende a própria imagem)
Estratégia de gestão= posicionamento de mercado
Utiliza de novas tecnologias: Ex. Facebook, Twitter, etc.
Se não souber usar pode perder oportunidade, verificar o canal mais adequado para a comunicação chega ao publico.
Heterogêneo= tanto fora ou dentro, homem, mulher, homossexuais, etc.
Pressão (através dos consumidores, concorrentes, governo, ongs, sindicatos, etc.)
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