Mix de Marketing 13/09/2012
Produto
Preço
Praça
Promoção
Ciclo de vida do produto
Quando os administradores de uma empresa lançam um produto, esperam que sua vida útil seja longa e produtiva. Contudo, eles sabem o produto não venderá para sempre, ou seja, ele possui um “ciclo de vida”. Este ciclo é evidenciado através de cinco estágios:
Desenvolvimento do produto: é quando a empresa tem a idéia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado, portanto, suas vendas estão zeradas e os custos de investimentos são crescentes
Introdução: período em que o produto é lançado no mercado, onde suas vendas vão crescendo lentamente. Não há lucros nesta fase, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado
Crescimento: período de aceitação rápida pelo mercado e de lucros crescentes
Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência
Declínio: é quando as vendas e os lucros começam a cair
O tempo que um produto permanece em cada uma das fases acima é muito variável, alguns ficam muito tempo em Desenvolvimento, outros tem um período de Maturidade muito grande e para outros, o Declínio é a fase mais demorada. Na prática pode ser difícil prever o tempo que durará cada fase ou identificar com certeza o período em que o produto mudou de “estágio”, bem como determinar os fatores que identificam essa mudança.
Algumas empresas, ao perceberem que um de seus produtos entrou na fase de Declínio, promovem intensa divulgação, fazem modificações substanciais no produto e tentam reposicioná-lo para o estágio de crescimento.
Para uma melhor compreensão do Ciclo de Vida, segue abaixo três fatores de grande importância em relação ao “comportamento” do produto, no mercado que está inserido:
Estilo: é um tipo “básico” de expressão. Num traje por exemplo, há os estilos: formal ou esportivo, em moradias temos: colonial, rústico ou campestre. Após inventado um estilo, ele se mantém por gerações, entrando e saindo de moda de tempos em tempos. Ele tem um ciclo de vida, com vários períodos de “renovação” de interesses
Moda: é um estilo corretamente aceito e popularizado em certa área, por exemplo: as roupas soltas e largas da década de 80 foram substituídas pelas mais bem cortadas dos anos 90. Em geral, os produtos da Moda, tem um crescimento lento e uma fase de declínio também gradual
Modismo: é a moda que entra rapidamente, atinge seu auge em pouquíssimo tempo, é aceita com grande entusiasmo e decai também de forma muito rápida. Entram aí alguns produtos como: ioiô, bichinho virtual, miniaturas de garrafas de refrigerantes, entre outros
Com a evolução da sociedade e a modificação em seus hábitos de consumo, novas necessidades aparecem e, conseqüentemente, produtos para atendê-las. Como administradores, precisamos estar sempre de antenas ligadas no mercado e na sociedade, afim de conseguirmos gerir melhor nosso portfolio de produtos. Por isso, a dica é ficar sempre de “antena ligada”, pois isso poderá fazer a diferença para o futuro de sua empresa e do mercado que ela atende.
Adm. Daniel Buchmann
CRA/SC 6392 - Consultor - (47) 9922-7359
BC - Buchmann Consultoria
www.bc.adm.br
Estágio da Introdução (ou lançamento) de um produto.
Estratégias (usando preço e promoção)
A- SKIMMING RÁPIDO
(desnatação) (muita promoção)
EX. Carros novos / TV DE LED
B- SKIMMING LENTO
(desnatamento) (pouca promoção)
EX. IMÓVEIS
C- PENETRAÇÃO RÁPIDA
(preços baixos) (muita promoção)
EX. COLGATE TOTAL / TWIX
D- PENETRAÇÃO LENTA
(preços baixos) (pouca promoção)
EX. SAGATIBA
Marketing Share: percentual de mercado.
Texto extra site administradores.com.br:
Para que o produto alcance a liderança de mercado e crie vantagem competitiva e valor para o cliente, o gerente de marketing deve adotar uma estratégia de diferenciação, entendida como a estratégia que visa desenvolver um conjunto de diferenças significativas e valorizadas pelo cliente para distinguir seu produto do dos concorrentes.
A diferenciação poderá ser alcançada de cinco maneiras:
1. Preço ou vantagem de custo: A diferenciação por preço só é duradoura e sustentável no médio e longo prazo se a empresa conseguir real vantagem competitiva em custos e não puder ser imitada pela concorrência. Tal vantagem, em geral, decorre de especificações de produto exclusivas, protegidas por patentes, ou processos de produção e distribuição diferenciados em custos e que não podem ser copiados.
2. Atributos e benefícios do produto: A diferenciação por atributos e benefícios do produto requer o desenvolvimento de inovações de produto que tenham como base pesquisas de marketing, pesquisa e desenvolvimento de produtos e novas tecnologias. O resultado será proporcional aos investimentos realizados pela empresa e à sua competência em introduzir no mercado inovações que não possam ser copiadas pela concorrência ou, pelo menos, que demorem a ser copiadas.
3. Serviços agregados: A diferenciação por serviços agregados, por meio de oferta combinada de produtos e serviços, é, muitas vezes, a única opção estratégica possível, principalmente em mercados maduros e com produtos não diferenciados, quando se esgotarem as possibilidades de inovação tecnológica. Mas é preciso oferecer serviços que dificilmente possam ser copiados ou cuja qualidade seja percebida e valorizada pelo cliente.
4. Canal de distribuição: A diferenciação por canal de distribuição pode ser alcançada quando os produtos são distribuídos por meio de canais exclusivos, que não podem ser utilizados pela concorrência.
5. Imagem da marca: A diferenciação por imagem significa criar na mente do público uma imagem diferenciada e valorizada para a marca. Nos mercados competitivos, em que a diferenciação por atributos e benefícios se torna cada vez mais difícil, a imagem da marca é a principal geradora de vantagem competitiva e valor para os clientes. O fator de marketing que contribui decisivamente para a criação da imagem da marca é a propaganda.
Imagem da marca é o conjunto de percepções e associações que o consumidor desenvolve com relação a um produto.
Marca é uma letra, uma palavra, um símbolo ou qualquer combinação desses elementos, adotada para identificar produtos e serviços de um fornecedor.
Segundo Kotler (1998), a mar pode englobar até quatro níveis de significados:
1. Benefícios que são os resultados com o uso do produto.
2. Atributos que são as características estéticas e funcionais do produto.
3. Valores associados à marca são reconhecidos, identificados e valorizados pelo público-alvo.
4. Personalidade é associada à marca por meio da propaganda, como modernidade, autonomia, independência, ética, maturidade, experiência etc.
Gestão de Marketing – Professores do Departamento de Mercadologia da FGV, pág: 98 a 109.
* o conteúdo desta postagem é proveniente da aula de 13/09/2012 de Marketing da turma de administração Uninove Vila Maria e fonte de textos extraídos do site administradores.com.br.
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