quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SOCIOLOGIA 26/09/12


26/09/2012 Cultura Organizacional

A cultura é composta por sistemas de valores, símbolos, crenças, normas que orientam os comportamentos dos membros de um grupo.
Cultura organizacional é a cultura que caracteriza uma empresa. Ela funciona como um referencial para o desempenho dos funcionários. É constituída ao longo do tempo e contribui para a permanência e coesão da organização. 
Elementos da cultura das organizações:
Valores
Normas, condutas, tabus
Rituais
Histórias e mitos
Artefatos
Símbolos
Ideologia
Linguagem e comunicação
Ao analisarmos a cultura de uma empresa, podemos perceber que existe diferença entre uma cultura ideal (idealizada  pela empresa) é uma cultura real (praticas efetivas)
É possível desvendar a cultura de uma empresa observando:
O histórico da organização
Processo de integração dos novos membros
Políticos de recursos humanos
Anotações:
Verificar itens internos, depois externos
Cultura, deixa as pessoas juntas em grupo, elas que se identificam e vão compartilhar ideias em comum.
Orientar ação do grupo, os comportamentos para criação da identidade.
Subcultura: caracteriza um segmento social (um grupo, dentro de um grupo maior) ramificação.
Somos uma mistura de todos os níveis de cultura.
Informada ao longo de um tempo.
Cultura Organizacional é uma subcultura, recebe influencia de uma cultura maior.
A cultura da empresa serve para criar um diferencial (padrões). Criar uma identidade.
A cultura de uma empresa é mais controlável que uma sociedade de fora.
Existe diferença entre o que é idealizado e o que de fato acontece na real.


O que é cultura organizacional?
O que chamamos de cultura organizacional nada mais é do que a mistura da visão e da cultura da alta gestão, com as práticas e a realidade dos colaboradores. Muitas empresas acreditam que a cultura organizacional é algo criado ou imposto por um programa que envolve um batalhão de consultores e dinâmicas organizacionais. Nada mais longe da verdade.

A cultura organizacional é algo construído ao longo do tempo, e que depende da interação de duas forças: A Alta Gestão, o que para algumas empresas quer dizer o dono e para outras a Diretoria, e o conjunto de colaboradores, incluindo a média gerência.

Cada indivíduo tem seus próprios traços culturais, e no ambiente profissional, interage com outros colaboradores, formando uma cultura própria e típica da organização. Sem dúvida ela é influenciada pela cultura da alta gestão, formando o caldo que chamamos de cultura organizacional.

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