terça-feira, 4 de setembro de 2012

Processos Organizacionais


Estrutura Organizacional 03/09/2012

Conjunto Ordenado de responsabilidades, comunicação e decisões das unidades da organização.
Identificar as tarefas a serem executadas;
Agrupar as tarefas, responsabilidades e organizar funções;

Tudo que for criado para atender as necessidades da empresa.

Como desenvolver:
Anotações:
Processo produtivo, agrupamento de tarefas;
Função: atividade que uma pessoa exerce. (conjunto)
Tarefa: individual
Um conjunto de funções é designado um cargo.
Fluxograma: passo a passo (processos)
Enxerga a empresa de uma forma mais ampla.
Fazer uma comparação para certificar-se que não está errado, que não está de acordo, providencia devem ser tomadas.
Intenção de venda: descobrir uma necessidade.



modelo:

Exercícios do Material de Apoio "reestruturação"

1. Mudança e estratégia andam juntas? Em que parte do texto você identifica essa situação?
2. Mudar o processo organizacional vai terceirização é o mais adequado? Quando, onde e porque  terceirizar?
3. O caso sitado acima indica uma empresa madura? Entretanto, para ganhar espaço novamente no mercado, quais passos foram dados?
4. Após ter atentamente o caso, como você e seu grupo se sente?



Estrutura Organizacional  (Extraído do site do SEBRAE)

       As estratégias definem a estrutura organizacional
  
       Incorporando o ensinamento do mestre Peter Drucker de que as estratégias definem a estrutura, uma das primeiras iniciativas da equipe foi a da busca de uma estrutura organizacional que tivesse como característica central a gestão flexível, criativa e inovadora, identificada com a ação transformadora de uma agência de desenvolvimento.                                            
    Fundamentado nessas premissas e em conceitos de tecnologia empresarial, o modelo organizacional do SEBRAE/PB baseia-se nos pressupostos da gestão biológica, sendo os órgãos, unidades que se inter-relacionam e se interdependem, possibilitando descentralização, adaptabilidade, flexibilidade, criatividade e inovação na gestão, lastreado também nos princípios básicos abaixo:

• A descentralização como concepção da estrutura organizacional para que a atuação seja realizada no tempo e na geografia dos Beneficiários e Clientes;
• A construção do planejamento e a execução dos projetos realizados de forma compartilhada, contemplando a participação no planejamento, daqueles que irão executar os projetos; 
• A gestão organizacional conduzida de forma integrada e orientada para resultados e cumprimento da missão; 
• A co-responsabilidade e a participação de todos na obtenção dos objetivos estratégicos e resultados finalísticos; 
• A flexibilidade para se adaptar as mudanças, culturais, conjunturais, tecnológicas e as demandas das micro e pequenas empresas; 
• A permanente busca de melhoria nos padrões de atendimento na execução de programas, projetos e atividades; 
• A simplicidade, objetividade e funcionalidade na operacionalização e na concepção de metodologias e instrumentos de ação; 
• A valorização dos seus colaboradores internos e externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário