terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Economia nas Empresas


25/02/2013 - Fundamentos de uma Economia de Mercado


Hipótese de não interferência do governo.
Fluxo Real da Economia
Fluxo Monetário da Economia e Fluxo Circular de Renda
Classificação dos Bens
Bens de Capital: máquinas, equipamentos, instalações (bens que transformam)
Bens de Consumo: necessidades humanas
Bens Intermediários: insumos, matéria-prima, componentes (o que será transformado)
Fatores de Produção: Recursos humanos, trabalho, terra, capital, tecnologia.

Fatores de produção – tipos de remuneração
Trabalho                                      salário
Capital                                         juros
Terra                                           Aluguel
Tecnologia                                   Royalty
Capacidade Empresarial               Lucro
Anotações:
A força da economia: oferta/demanda
Capitalismo: Economia de mercado      
Socialista: Economia centrada
Quem oferta é quem produz
Quem demanda é quem consome
*Fluxo Real da Economia: As famílias ofertam força de trabalho e demandam produtos e serviços, enquanto as empresas ofertam bens e serviços e demandam força de trabalho (mão de obra).
Fluxo monetário de economia: circulação
Classificação de bens: bens de capital + bens intermediários= bens de produção

Introdução a Microeconomia
Microeconomia: Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação de preços no mercado (teoria dos preços)
                Empresas, consumidores, interagem, preço, quantidade, mercado especifico.

Pressupostos Básicos da Análise microeconômica
Hipótese Coeteris Panibas (tudo o mais permanece constante)
                O foco de estudo é dirigido apenas aquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis exerçam pouca influência.

Papel dos Preços Relativos
                Os preços de um bem em relação aos demais, do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias.
Ex. Preço de refrigerantes semelhantes, o preço de um deles sofre queda, estimulando seu consumo, o consumidor tem a sensação de que o outro produto é mais caro.
Preço absoluto: preço de um determinado bem ou serviço.

Objetivos das Empresas
Maximização do lucro total, otimizando a utilização dos recursos de que dispõe.

Aplicação da Análise Microeconômica
                Representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um planejamento.

Contribui para a  empresa                             Para o governo
Politica de preço                                                                Avaliação de projeta investimento
Previsão de faturamento e produção                                   Efeitos de impostos
Avaliação de projetos                                                         Fixação de preços mínimos
Localização da empresa

Divisão do estudo Microeconômico
Análise da Oferta
Análise da demanda
Equilíbrio de mercado  
Estrutura de mercado.

Anotações: Microeconomia estuda como empresas e consumidores interagem e decidem qual o preço e qual a quantidade a ser fabricado dentro de um mercado específico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário