quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Marketing de Serviços

19/02/2013 - Marketing de Serviços

Profº Leonardo
Anotações:
Marketing é um processo, conjunto de ações que a empresa realiza para alcançar resultados.
Marketing é dinâmico: muda todo momento, devido as mudanças de mercado, avanço das tecnologias.
Marketing tem 58 anos no Brasil e não é uma ciência.
É usado para criar estratégias.
Psicologia: expressa conceitos para que possa entender a mente do consumidor (desejos/vontades);
O consumidor se envolver emocionalmente nas marcas.
Somos vulneráveis aos estímulos das empresas.
A Sociologia estuda a estrutura da sociedade (crenças, religião, costumes, etc.)
Antropologia em si o avanço do homem.
As empresas tentam agregar fortalecimento emocional.
Produto: é um conjunto de produtos materializados.
Promoção: promover o produto(mix de promoção)
Elementos: propaganda + merchandising, boca a boca
Mix de Marketing: Compõe a promoção, relações publicas.

Diferença entre Propaganda e Publicidade
Propaganda é Paga
Publicidade não é paga, é espontânea e pode ser uma critica.
Marketing é uma pratica gerencial focada no consumidor.
Administração cuida do patrimônio da empresa
Marketing  foca no cliente
Merchandising é ação no ponto de venda com degustação ou interatividade com o consumidor final
Outdoor qualquer divulgação ao ar livre
Indoor qualquer divulgação interna. 

Os serviços dominam a economia moderna

- Serviços em conhecimento são definidos como: São os que fazem uso intensivo de  alta tecnologia e/ou cujas forças de trabalho são muito capacitadas. ( banco de dados poderosos/alto nível de conhecimento)
- Porque o setor de serviços está crescendo?
Aumento da produtividade. (mais com menos)
Aumento da automação.(funções automáticas com uso de maquinas e menos pessoas)
Forças que mudam, o mercado de serviços
Politicas governamentais, mudanças sociais, avanços na tecnologia de informação e finalmente globalização.
Exemplos
Produto+Serviços = Compra um móvel e depois montador ira monta-lo.
Serviços+Produto = tv por assinatura.
Serviços+Serviços = Pacotes de viagem/Seguro+guincho e etc..

Serviços agregado ao produto serve como diferenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário