quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ciências Sociais



A moral é o conjunto de regras de conduta usadas em uma determinada época ou grupo, de indivíduos.
A ética é a parte da filosofia que reflete sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral.
Os seres humanos produzem juízos de fato (dizem o que algo é) e juízos de valor (dizem o que algo deveria ser).
Os valores tem o papel de orientar a ação prática dos seres humanos. Eles surgem  das relações que os homens estabelecem entre si e com o mundo em que vivem.
O conteúdo dos valores muda de acordo com a época ou grupo. Apesar disso, todos os grupos têm necessidade formal de criar regras e modelos de conduta.
Para realizar as normas  morais, é preciso constituir um sujeito autônomo que: seja consciente de si e dos outros, seja dotado de capacidade de decisão e escolha, seja responsável, seja livre para escolher.

Explicação:
Serve de base para nossa ação, comportamento(pode limitar ou orientar)
-atitudes que podem ou não fazer.
A moral depende da época ou grupo.
-O homem desenvolve o pensar sobre noções e princípios, regras e condutas da época.
-Pensar na aplicação de princípios.
-Ética Universal (todos ao mesmo tempo) pensa em todos, pensa na igualdade.
- A moral pensa mais em grupo.
-Juízo de fato fala sobre o que são e juiz de valor, em hipóteses. Atribui valor.
Valores: surgem da própria relação entre si.
-Necessidade de regras de conduta, todos têm de acordo com a situação e tempo.(grandes mudanças de comportamento)
ética tenta criar um equilíbrio (se colocar no lugar do outro.

VISÃO DE MELHORIA = ÉTICA
MORAL = PRÁTICA
ÉTICA = PENSAR


COMPLEMENTANDO O ASSUNTO 



Ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, e moral é o conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Existe uma grande confusão entre as palavras ética e moral, sendo que ética é um termo de origem grega, e moral de origem latina.

A moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a sua própria consciência moral, que é o que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive, enquanto a ética surgiu com Sócrates, que é a disciplina que investiga e explica as normas morais, o que leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.

Ética
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Moral
Moral significa algo relativo aos costumes e deriva do latim, moral se originou quando os romanos traduzirem a palavra grega êthica. A moral encontra-se com a ética, pois a suporta, uma vez que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual. Para alguns dicionários, moral é um conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, servem para qualquer tempo ou lugar, grupos ou indivíduos.
fonte: significados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário