Mais um projeto para a turma de administração 1º Semestre, voltado a sustentabilidade.
As equipes estão entrosadas nas pesquisas de desenvolvimento para elaboração e criação do produtos, que serão desenvolvidos para apresentação no dia 25/05, exposição realizada nas dependências da UNINOVE-Vila Maria.
A sociedade, já veem se preocupando com esses aspectos e vários trabalhos já estão sendo desenvolvidos.
Vejamos algumas ideias criativas e que estão sendo aplicadas em diferentes aspectos de aplicação da sustentabilidade:
Edifício Harmonia 57: fachada verde e reuso de água.
Hoje o Arquiteto Paulo Trigo fala aqui no Blog sobre “Jardinagem Urbana”. Um movimento que nasceu na Alemanha e vem trazendo mais verde para as cidades. Confiram:
“A moda da jardinagem urbana, a chamada “urban gardening”, ganha cada vez mais força entre os alemães. Mensagem política, estilo de vida e busca pela natureza estão entre as possíveis causas do fenômeno.
A chamada “urban gardening” (jardinagem urbana) é uma tendência da estação e um dos temas favoritos da mídia alemã. Onde não há asfalto, como ao redor de árvores à beira da estrada, os moradores plantam flores e grama -e sem pedir permissão. Outros cultivam vegetais em terrenos baldios e alguns donos de restaurantes colocam tantos vasos diante de seus estabelecimentos, que chegam a parecer floriculturas.”
Quais as vantagens do teto ecológico?
Além dos aspectos construtivos sustentáveis, a aplicação das Coberturas Verdes Leves – CVL (denominação técnica para o que conhecemos como “teto ecológico”, “telhado verde” ou “teto jardim”), tem por objetivo contribuir com a eficiência energética dos edifícios, melhorando o conforto interno, diminuindo a temperatura através do resfriamento evaporativo e aumentando a umidade do ar em dias quentes de verão, o que representa significativa economia de energia com sistemas de refrigeração.
As plantas também retiram partículas em suspensão no ar, o que torna muito mais agradável o ambiente, como se pode verificar em parques e espaços arborizados. Outro benefício diz respeito à fotossíntese, uma vez que a retirada de gás carbônico do ar ajuda no combate ao aquecimento global. Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Rocha, diretor técnico do Instituto Cidade Jardim, fabricante de telhados verdes com sede em Itu, SP, para cada 10 mil metros quadrados desses elementos instalados é possível sequestrar cerca de 50 toneladas de carbono.
Cada vez mais, surge preocupação com o meio ambiente, e vários produtos surgem para se adequar as nossas necessidades.
A conscientização das pessoas está cada vez mais ligada ao aproveitamentos de tudo que se descarta, e o conceito vai além disso, onde as empresas vão exigindo dos seus colaboradores a cooperação contra o desperdício e inovando suas produções, modificando seus métodos de trabalhos e desenvolvendo projetos sociais.
E O PLANETA AGRADECE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário