quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PSICOLOGIA

02/09/2013

Behaviorismo

Esquemas de uso de reforços no conhecimento Operante.
Discriminação de estímulos (reforços)
Generalização de estímulos
Extinção de condicionamentos

Uso dos Reforços de Comportamentos
O condicionamento operante pode ser realizado através de 2 esquemas de uso de reforço
a.    Reforço Continuo: Aplica-se o reforço sempre da ocorrência do comportamento estudado.
Exemplo: Retribuir com uma saudação sempre que alguém o cumprimentar socialmente.
b.    Reforço intermitente: Quando o reforço nem sempre surge diante da ocorrência do comportamento.
Exemplo: Conduta do garçom em ser gentil, mesmo quando não recebe gorjeta.

Anotações:
Condicionamento: processo de repetição
Reflexo: voltado ao comportamento involuntário (emocional)
Desenvolver novos estímulos, para atribuir resposta involuntária.

AMBIENTE   -           Individuo
                                   (resposta involuntária)
Condicionamento Operante: comportamento voluntario (individual, finalidade social). Controlado pelos resultados do próprio comportamento.
O ambiente não provoca esse condicionamento.
É o que eu faço e o resultado que me traz, como o ambiente responde ao meu comportamento.
Conduta Aprendida (experiência ou imitação)
S – R : independente/versátil

Reforço continuo: tem feedback
Reforço intermitente: incerto
Descriminação de Estímulos
Comportamento a um único estimulo/ou reforço
Comportamento especializado, freios ao sinal vermelho
Oferece estímulos variados
Generalização: conduta reage a vários estímulos.
Só responde quando é solicitado controle (cães adestrados)

Extinção do condicionamento:
Processo de eliminação do esquema de condicionamento qual foi implantado.
Interrompe o que ocasionar o comportamento.
Processo gradual ou rápido de acordo com o condicionamento adotado.
De forma continuo é mais fácil implantar e acabar.
Por reforço intermitente é mais difícil, pode demorar de deixa de adotar o comportamento.
Para involuntário também depende de comportamento.

Precisa saber: conceitos de operante, reflexo, extensão de estímulos.

Teoria Gestalt

Psicologia Aplicada a Administração
Gestalt – Termo alemão que significa: Forma / Contorno / Limite
Ponto de vista: percepção, aspectos do ambiente, forma que enxerga.
Inicio do Séc. XX Alemanha e Austria
Como enxergamos os movimentos (as coisas como elas são)
Movimento Aparente (Phi): deslocamento de imagens estáticas com intervalos curtos de tempo promove a percepção de imagens em movimento na tela em destaque.
Primeiras pesquisas: Cubo de Necker
Percepção para enxergar da forma mais clara.
Princípios Teóricos: fundamentação nas afirmações de que os elementos por nós percebidos são organizados de forma a fazer sentido.
Percepção obedece ao conjunto de princípios
Organizar a estrutura as informações.
GESTALT: percepção é um fenômeno do cérebro, a forma como ele funciona – processo de construção de formas.
Estruturação: processo de construção, percepção consegue entender.
Segregação: todod objeto para ser percebido, precisa estar destacado em um fundo, para ser visualmente percebido.

Regras gerais da Organização Perceptual
Grupamento
Proximidade
Continuidade/Similaridade
Segregação (não faz parte do conjunto)
Preenchimento
Fechamento

Continuidade

Algumas imagens: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário