quarta-feira, 6 de março de 2013

Economia nas Empresas

04/03/2013 Demanda e Oferta



Demanda

Conceitos importantes:
Utilidade: grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços (qualidade)
Teoria do valor – utilidade: valor de um bem se forma pela sua demanda.
Teoria do valor – trabalho: - valor de um bem se forma pela sua oferta.
*Teoria da demanda baseia-se na teoria do valor – utilidade.
Utilidade total e utilidade marginal
Utilidade total: Aumenta quanto maior a quantidade consumida.
Utilidade marginal: é decrescente porque o consumidor vai perdendo a capacidade de percepção da utilidade proporcionada (saturação).
Demanda de Mercado
Consumidores desejam adquirir.
Período de tempo.
Variáveis: preço, renda, gosto, preferencias.
*considera-se neste estudo as variáveis  afetando separadamente as decisões do consumidor.

Lei geral da demanda
É um relação inversamente proporcional entre a quantidade demandada e o preço do bem.
Escala de procura
Preço Quantidade
1,00 11000
3,00 9000
6,00 6000
8,00 4000
10,00 2000
Curva da procura:


Qd= f(p)              Qd= Quantidade procurada                       P= Preço do bem
*A curva de demanda (procura) inclina-se de cima para baixo, no sentido da esquerda para a direita, refletindo procura de determinado produto varia inversamente proporcional com relação ao seu preço.
*Requer analisar também o efeito substituição e o efeito renda.
Efeito substituição: quando ocorre aumento de preços de um bem qualquer, o consumidor passa a adquirir outro substituto.
Efeito renda: quando ocorre aumento de preço de um bem qualquer, o consumidor perde poder de compra e passa a adquirir menos produtos.
Anotações: valor trabalho:  de acordo com a produção, é o preço atribuído.
*teoria da demanda se baseia na utilidade.

                Outras variáveis que afetam a demanda.
Renda dos consumidores: aumento da renda, aumento do consumo (bem normal).
Bem inferior e superior: aumento da renda, o consumidor passa adquirir mais (superior) ou consome menos (inferior).
Bem de consumo saciado: não há alteração no consumo.
Preço de outros bens: relação entre o preço de um bem e a quantidade de outro.
Bens substitutivos ou, concorrentes (sucedâneos): aumento no preço da carne, estimula a procura por frango.
                Bens complementares: quantidade de automóveis e preço da gasolina.
Preferencias do consumidor

Distinção entre quantidade demandada e demanda
Demanda: toda escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinada quantidade.
Quantidade demandada: um ponto específico da curva relacionando um preço a uma quantidade.



Anotações: Demanda: toda reta
P= o que desloca a demanda de um produto para a direita? (renda)
É a renda que aumenta o consumo
Preço não se altera
Quantidade demandada= preço
Quantidade demanda= renda.
 OFERTA

Várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo.
Variáveis:
Próprio preço
Preço dos fatores de produção
Objetivos dos empresários

Lei geral da oferta
A função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preço.



*O aumento no preço de mercado estimula as empresas a elevar a produção.

Variáveis que afetam a oferta de um bem
Custos dos fatores de produção: inversamente proporcional
Nível de conhecimento tecnológico: diretamente proporcional
Numero de empresas ofertantes

Oferta e quantidade ofertada

Oferta refere-se a toda escala
Quantidade ofertada: diz respeito a um ponto especifico na curva da oferta.
Aumento na quantidade ofertada.
Bom estudo..



Nenhum comentário:

Postar um comentário